quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Mulheres na segurança pública: Possibilidades e Desafios

FACULDADE ALFREDO NASSER - UNIFAN
DEPARTAMENTO DO CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA CRIMINOLOGIA
Mesa Redonda

Palestrantes: Delegada de Polícia, Caroline Borges Braga – especialista; 
Perita Criminal, Gyzele Cristina Xavier Santos Souza – mestranda; 
Segunda Tenente da Polícia Militar, Andressa Jacob Martins – especialista.
Mediadores: Perito Criminal, Thiago Henrique Costa Silva – doutorando é professora Lorena Ayres.

Depois de apresentados ao público, a segunda tenente da Polícia Militar do Estado de Goiás - PMGO, Andressa Jacob Martins, pontuou a respeito da história da mulher na Instituição PM. Disse que o ingresso das mulheres na PM, foi árduo, devido ao mundo machista, patriarcal e afirmou que antigamente as mulheres na corporação, somente exercia trabalhos internos, administrativos... “Ao passar do tempo, com a sociedade moderna, aconteceram as mudanças sociais e décadas depois, foi permitido que as mulheres saíssem para o patrulhamento de rua”, expôs a 2° tenente da PMGO. 
Andressa demonstrou todo pioneirismo da mulher na Polícia Militar, em 1980. Também contou, já muito  emocionada, os desafios profissionais, relacionado ao aumento da representatividade feminina, indagou os presentes há pensarem no profissionalismo como papel da mulher moderna e sua competência. Para finalizar, agradeceu e expressou todo seu amor à profissão – policial.

A delegada de polícia, Carolina Borges Braga, começou contando sobre: quando ela prestou o concurso - PCGO, em que obteve êxito e passou; Carolina relata que no dia da prova, estava muito ansiosa e que terminou suas questões passando mal. 
Em um segundo momento, apresenta a direção da Polícia Civil de Goiás, demonstra suas fotos de participação em diversos eventos policiais, instruindo-os bacharéis em direito a prestarem concurso publico. Entretanto, a delegada dá várias dicas que seja imprescindível, ser apaixonado pelo que está buscando! “Ser deslumbrado pelo trabalho, pela profissão de polícia  que seu objetivo maior, está em ajudar as pessoas.” Afirma Carolina Borges, delegada da Polícia Civil do Estado de Goiás.

Agora a perita criminal, Gisele Cristina Xavier Santos Souza diz que as mulheres tem que ir lá e mostrar a cara. Ela é perita desde 2010, lembra o dia que prestou a prova do concurso, descontraindo o ambiente. Narrou sua jornada dupla, no trabalho e em casa, frisando ainda que tem três filhos.
Gisele explica sobre a morte violenta, é aquela que não foi natural. Nos ensina como funciona as perícias no Instituto Médico Legal. Hoje fazendo uma pesquisa com os números do RH da polícia Legista. “Me espantei, em saber que a polícia técnica científica criminal em Goiás, conta com 70% de homens e somente 30% de mulheres por cargos”, declara a perita criminal. 

A mesa redonda com o tema, mulheres na segurança pública: possibilidades e desafios no decorrer de suas demonstrações, foram utilizados slides bem elaborados e interessantes,  os personagens escolhidos para entrevista são gabaritados, parabéns pelo corpo docente que promoveram o evento é em especial ao meu professor de criminologia. 


ROSIENY TOMAZ

Jornalista e Advogada

Nenhum comentário:

Postar um comentário